Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Nossa História

Conheça a história de nosso clube centenário.

Nossa História

O Clube cruzmaltino, conhecido hoje como Tuna Luso Brasileira desde a sua fundação em Belém do Pará já passou por várias denominações. Foram elas Tuna Luso Comercial e Tuna Luso Caixeral, a primeira delas. A fundação datada em 01 de janeiro de 1903 se deu por 21 portugueses tendo à  frente o caixeiro Manoel Nunes da Silva que ancorado no porto de Belém comandava sua orquestra que entoava canções para amenizar a saudade de Portugal, o que deu a origem ao nome Tuna, que quer dizer “Grupo de Estudantes que viajam por diversas localidades organizando concertos musicas” e Luso em homenagem à pátria distante e Caixeral representando a categoria econômica dos fundadores (caixeiros).

De sua fundação até o ano de 1906 a Tuna difundia apenas músicas, chegando a contratar o famoso orquestra português Antônio Lobo. O esporte chegou ao clube da Tuna no ano de 1906 quando foi criado o departamento náutico, aproveitando a extinção do Yole Club e do Syrio. Na época a Tuna estava dentro dos melhores clubes brasileiros conquistando inclusive um deca-campeonato, que lhe deu o honroso título de Rainha do Mar.

E depois de nove anos, em 1915, a Tuna se inseriu no espaço esportivo paraense, mas apenas para o consumo caseiro. Sua estréia de forma amadora aconteceu em 1º de outubro de 1915 quando o time foi campeão e conquistou a sua primeira taça de futebol, mais conhecida como “5 de outubro”. A partir de então a Tuna estreou no cenário esportivo, não só no futebol e destaca-se até hoje nas modalidades de futebol, na natação e em seus eventos.